Querem matar o Pensador!
Parece que agora só publico à sexta feira... Mas o tempo tem sido escasso, a vontade pouca, e a criatividade ainda menor!
Mas agora deixando a mediocridade que é falar da minha mente, eu gostava de saber a opinião dos poucos (mas bons) leitores do meu blog acerca da Utilidade dos chamados "cursos de papel e lápis". Esta pergunta surge porque actualmente vivemos numa sociedade que exige que a sua mão-de-obra seja qualificada, até aqui tudo bem, é realmente necessário instruir os nossos cidadãos para podermos avançar e chegar aos niveis de desenvolvimento da restante Europa. A historia complica-se quando vemos todos os recursos dados ao ensino serem canalizados para os cursos de engenharia, e quando se generaliza a opinião que os cursos humanisticos nao têm utilidade prática!
Ou seja, todas estas medidas politicas no dominio educativo, levam a que os poucos que se interessam pelas ciencias sociais sejam ainda menos, devido à pressão social de que são alvos, fruto da ideia que nao vão conseguir saídas profissionais. Devo confessar que eu própria estou preocupada com a saida profissional, mas nunca pus a hipotese de trocar o curso em que me insiro pelo de Ciencias Naturais.
Decidi expor esta sequencia de factos porque antes tinham sido debatidos numa das minhas aulas de Portugues, na qual se chegou à conclusão de que toda esta conjuntura de caractér social e politico está a obrigar os jovens a serem excelentes engenheiros, com forte potencial prdutivo e um desempenho exemplar nas TIC. Com o "simples" intuito de gerar riqueza, sem olhar aos meios para atingir os fins, esta que constitui o actual motor das civilizações "modernas"!!
Perante tudo isto, a minha opinião é muito simples. O Governo, a União Europeia e a Sociedade estão a criar uma "Geração Robot", porque criticar, reflectir e apontar o dedo, estão, gradualmente, a deixar de ser necessários, a nao ter utilidade prática e a ser perigosos!
Mas isso só acontece se nos deixarmos ir com a maré em vez de rumar contra ela!
"...Sem a loucura que é o homem
Bom Fim-de-Semana!