sexta-feira, janeiro 26, 2007

Querem matar o Pensador!

Parece que agora só publico à sexta feira... Mas o tempo tem sido escasso, a vontade pouca, e a criatividade ainda menor!

Gostva de possuir uma mente constantemente criativa, mas como nao é o caso lá vou escrevendo o que vai saindo...

Mas agora deixando a mediocridade que é falar da minha mente, eu gostava de saber a opinião dos poucos (mas bons) leitores do meu blog acerca da Utilidade dos chamados "cursos de papel e lápis". Esta pergunta surge porque actualmente vivemos numa sociedade que exige que a sua mão-de-obra seja qualificada, até aqui tudo bem, é realmente necessário instruir os nossos cidadãos para podermos avançar e chegar aos niveis de desenvolvimento da restante Europa. A historia complica-se quando vemos todos os recursos dados ao ensino serem canalizados para os cursos de engenharia, e quando se generaliza a opinião que os cursos humanisticos nao têm utilidade prática!
Ou seja, todas estas medidas politicas no dominio educativo, levam a que os poucos que se interessam pelas ciencias sociais sejam ainda menos, devido à pressão social de que são alvos, fruto da ideia que nao vão conseguir saídas profissionais. Devo confessar que eu própria estou preocupada com a saida profissional, mas nunca pus a hipotese de trocar o curso em que me insiro pelo de Ciencias Naturais.
Decidi expor esta sequencia de factos porque antes tinham sido debatidos numa das minhas aulas de Portugues, na qual se chegou à conclusão de que toda esta conjuntura de caractér social e politico está a obrigar os jovens a serem excelentes engenheiros, com forte potencial prdutivo e um desempenho exemplar nas TIC. Com o "simples" intuito de gerar riqueza, sem olhar aos meios para atingir os fins, esta que constitui o actual motor das civilizações "modernas"!!
Perante tudo isto, a minha opinião é muito simples. O Governo, a União Europeia e a Sociedade estão a criar uma "Geração Robot", porque criticar, reflectir e apontar o dedo, estão, gradualmente, a deixar de ser necessários, a nao ter utilidade prática e a ser perigosos!

Estao a criar pequenos Einstein's e a matar os pequenos Fernandos Pessoa!
Mas isso só acontece se nos deixarmos ir com a maré em vez de rumar contra ela!

"...Sem a loucura que é o homem
Mais que besta sadia,
Cadáver adiado que procria?"
Fernando Perssoa, in Mensagem
Nao é com as engenharias, com a exactidao matemática e cientifica, que se alargam horizontes e se constroi um mundo melhor. O chamado mundo de Utopia está à distancia de um Sonho! Este é a loucura que Fernando Pessoa preconiza!!


Bom Fim-de-Semana!




6 comentários:

Anónimo disse...

Bem... eu concordo com aquilo que disses-te. ^^
O meu caso pessoal deve ser raro visto ter feito o secundário em ciências naturais e depois ter ingressado num curso de ciências sociais. É verdade que me preocupo com o futuro e tinha média suficiente para ir para um curso com mais saída tal como engenharia mas a verdade é que pensei mais no meu gosto pessoal.
Claro que os Srs Drs engenheiros têm muita probabilidade de ficar empregados mal acabem o curso mas muitas vezes isso nao acontece. Acho que neste país as oportunidades estão a ficar tão pequenas que nem os tão falados cursos de engenharia e saúde (q há uns dois anos empregavam toda a gente) já dão uma garantia absoluta.
É preocupante sim mas tudo depende de cada pessoa. Existe muito desemprego mas também existe muita vaga de trabalho por preencher, trabalho bem pago e que nem curso é exigido.
Whatever... Pessoalmente penso que este país nunca vai dar oportunidades a pessoas da área de letras e por isso mesmo tolos somos nós em pensar mais na realização. Eu sou uma dessas tolas... apesar de estar num curso q até tem bastantes saídas sinto que daqui a uns anos o mais certo é andar a vaguear num qualquer canto Europeu a entregar curiculum.

Ao menos viajo ^^ hehe!

peace_love disse...

Eu podia fazer um grande comentário,mas nunca fui grande coisa a filosofar...e além disso, sou mais virada pra ciências naturais. Mas isso de que te queixas se calhar queixam-se também os alunos dos cursos de belas-artes,já pensaste nisso? Não deixas de ter razão, mas se queremos atingir o nivel da união europeia, primeiro teremos que ter os melhores engenheiros, médicos e etc., e então depois poderemos apostar nas ciências sociais..que apesar disto não devem ser postas de parte!

Mas isto sou eu.

Fábio Costa disse...

Concordo contigo!
Eu sou um daqueles que, se tudo correr bem, vai ser engenheiro num futuro próximo... Fui para a área tecnologica porque sempre tive melhores notas a matemática do que a portugues, e sempre tive mais aptidao para o lado das ciencias naturais.
Mas o que eu acho mal, é que as pessoas que gostam mais de ciencias sociais nao tenham as mesmas oportunidades. Crescem a ouvir que o que eles gostam nao serve para nada, e que vao para o desemprego. Há muitas pessoas que vao contra os sonhos so por nao quererem ficar no desemprego.
Numa sociedade justa, o emprego devia ser igualmente facil/dificil para todas as areas... Mas infelizmente a nossa sociedade está muito longe de ser justa ou algo que se pareça...
Beijinhos!!!

Anónimo disse...

Bem,eu tenho um orgulho tremendo em ser das LETRAS!

Orgulho compreensível...porque aqui reside quase a "minha razão de viver"(existem outras,claro^^).Quero fazer disto o meu futuro...Ambiciono através das mesmas,poder servir não só os cidadãos do meu país e os de fora, mas acima de tudo servir-me a mim mesma,isto é cultivar o meu apreço por esta arte e respeitar a minha aptidão não a contrariando,suprimindo-a e substituindo-a pela a apreensão de conhecimentos que só por acaso me garantiriam um emprego no futuro.Eu disse não,quando optei por este curso.E mesmo sabendo que a conjuntura actual piorou ainda mais em termos de perspectivas de trabalho na nossa área,eu não voltaria atrás.Haverá maior satisfação no mundo do que coexistir com o que mais nos dá apreço executar?Eu penso que não.E agora pensam (quase)todos (provavelmente) que uma opinião destas é mesmo previsível/típica de uma estudante de letras que ,coitada,vive no mundo da lua e tem dificuldade em encarar a realidade.E eu respondo,salientando que sou da opinião que é na produção de letras(filosofar/criticar)que mais de perto se encara a realidade humana.Que mais de perto se conhece as fraquezas e vitalidades de um humano e portanto maior consciência social existe.
E agora,o grande erro dos portugueses,na minha opinião,está precisamente em pensarem que na formação de engenheiros e doutores é que se ergue uma nação próspera e rica.Os Grandes estados europeus nórdicos são o que são na actualidade,porque na base da formação das suas democracias e desenvolvimento de políticas, estão grandes pensadores que com as suas ideias sensacionais conseguiram fornecer um sustentáculo potente e capaz de fomentar o progresso que aí se verifica.No Norte,os alunos,uma vez no secundário,não ingressam numa área que os cinge a seguir determinado curso superior no futuro,mas progridem os estudos segundo moldes gerais,onde o equilibrio de disciplinas impera,não limitando nenhum aluno a uma única especificidade.
Eu penso que nestes termos não deve existir qualquer supremacia de um curso em relação a outro.Eu diria mesmo que isso é irracional.É no equilibrio que reside a harmonia e prosperidade.E só quando soubermos aceitar isso devidamente é que de facto o país andará para a frente!!!

Excelente post Anokas!;)

Anónimo disse...

Ela canta, pobre ceifeira,
Julgando-se feliz talvez;
Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia
De alegre e anónima viuvez,

...

Fernando Pessoa

Unknown disse...

Olá!
Obrigada pelo post. Tenho mesmo pena que não possam vir. Ainda mais porque sou eu que estou a tratar das coisas.
Beijos e bom Carnaval.
Debbie