quarta-feira, setembro 06, 2006

Ex-Combatentes, os Eternos Herois Esquecidos

Como é hábito meu, todos os domingos compro o Jornal de Noticias, para me por a par das noticias do país e do mundo, assim como das opiniões de gente que realmente sabe pensar! Então, estava eu a desfolhar o dito jornal, quando me deparo com a noticia:"Milhares de ex-combatentes têm traumas profundos". Ora, a minha reacção instintiva foi "olha que novidade", mas após reflectir um pouco, apercebi-me que há imensa gente que nao tem conhecimento sobre este assunto pelo simples facto de nunca ter pensado nele, ou por nunca ter sentido na pele os efeitos devastadores da Guerra!
Citando agora um pouco da noticia, a guerra colonial(1961-1974) mobilizou cerca de um milhão e meio de jovens, matou nove mil, feriu gravemente trinta mil e causou danos psicologicos a cento e quarenta mil... Mais uma vez os numeros são reflexo dos seus efeitos nocivos. Mais adiante outro titulo, referente à mesma noticia, chamou a minha atenção:"Treinados para sermos máquinas de matar", e aqui pude ter conhecimento do ambiente mais tenebroso que alguma vez pensei existir, o refeitório dos batalhões era decorado com fotografias de corpos mutilados, a música ambiente era composta por discursos que diziam que estavam ali para ganhar. No entanto, os soldados à medida que iam enfrentando a morte no terreno, começavam a aperceber-se de que o que estavam a fazer era errado porque aquela terra nao era deles e que o Governo nao tinha razão! Para além deste testemunho, fica um último que refere a captura de crianças, pois faziam-se ataques a aldeias, destruiam-se campos de cultivo e capturava-se gente, claro está que muitas vezes capturaram mulheres e crianças!
Todos os dias estes homens sofrem com as mais terriveis lembranças, debatem-se com as limitações das suas dificiencias, e ninguém se lembra deles...ninguém os ajuda a ter uma vida mais digna! É preciso nao esquecer!

Um abraço!

7 comentários:

Ana de Sousa disse...

Ana tocas-te num assunto bastante delicado que infelizmente estou bem por dentro.
No 8º ou 9º ano tive que fazer com um grupo de amigos um trabalho para a escola que envolvia isso mesmo: o antes e o depois da guerra colonial.
Pois bem, foi fácil arranjar pessoas que tinham participado na dita guerra. Muitas vezes chorei enquanto escrevia o que me tinha sito relatado porque me parecia irreal que seres humanos podessem ser expostos perante tanta dor. Fui tão sensível a isto que simplesmente fiz a parte escrita do dito trabalho... não consegui apresentá-lo perante a turma.

Enfim...O que aqueles homens passaram é algo indescritível. Muitos deles chegaram a afirmar que a tortura psicologica era de tal modo intensa que a morte era o seu único desejo.

Triste sim é ver que este país em que vivemos não dá valor a essas pessoas... aliás... nem dá apoios quando mais valor!

Anónimo disse...

Em primeiro de tudo um imenso e saudoso beijo para ti! É bom sentir-te de volta ainda que venha rever-te com uns dias de atraso....tu perdoas... eu sei......
Bom quanto ao post...tocas num assunto que foi tabu na nossa sociedade durante anos. Sei-o demasiado bem! A maior parte do problema é que ninguem queria assumir o problema!!! Os traumas , o stress prós-traumatico educou muitos lares e privou muitas familias de alegria. Neese aspecto urge congratular a liga dos ex-cobatentes pelo trabalho notavel que fizeram e continuam arduamente afazer pelos seus associados.
tal como a ana , tambem lidei de perto com relatos e historias. Mais que isso até tenho exemplos em minha familia.
O post é um acto de coragem e uma vela acesa por esses herois forçados a quem a bravura foi imposta nos verdes anos.
Parabens!

Um longo beijo para ti Ana

Anónimo disse...

Olá não queria tirar a seriedade ou credibilidade do post mas só para dizer muito obrigada pelo teu apoio. Agora sim, o post está excelente que mais posso dizer? É óptimo ver que ainda existem pessoas que se preocupam com as outras, eu adoro viver aqui neste terra ( Maia) porque quando saio me dizem sempre bom dia sei que é disparatado e se disseres bom dia a alguém no porto ou até mesmo em Famalicão ( nasci em Famalicão) pensam que es de marte! Mas enfim continua é importante sensibilizar a população! Talvez possamos assim parecer mais humanos. Bjs, Sara.

João Silva disse...

não falaste nas machas de sangue na roupa! ..aquilo é dificil de lavar, mesmo a altas tempearuturas!

agora a sério... parece que algumas autoridades deste país consideram estes homens como parte de um passado vergonhoso que querem esquecer.
Mas se é verdade que o passado é vergonhoso muitos destes ex-combatentes são vitimas dele e não os resposáveis por ele

Bárbara Alves de Campos disse...

Confesso que li o teu blog um pouco na diagonal, mas o que li gostei. Acho que tens talento, muito talento. Não só por este texto, mas por todos em geral.
O tema é-me um pouco alheio embora o meu pai tenha sido uma dessas personagens. Simplesmente não fala sobre isso. Parabéns muida por teres esses olhos grandes.
Beijos com baunilha

Unknown disse...

Excelente post, é pena k nem toda a gente compreenda estas coisas tão bem km tu. É bom saber k ainda há pessoas inteligentes neste mundo. Faz-me lembrar a guerra do vietman e a maldita intervenção dos americanos. Se eles não tivessem metido o bedelho, provavelmente a guerra não teria ido tão longe e os vietnaminas e rivais teriam desistido dessa guerra, de qualquer modo, e como sempre, os eua tinham k lá ir cheirar...
Todas as guerras são parvas e umas mais parvas k outras...
Beijos
Debbie

Ana de Sousa disse...

Ana, passo mais uma vez neste post para te convidar a visitares o meu blog pois destaquei-te para uma etiquetagem.
Eu própria nao sabia o que era mas aceitei o desafio que me foi proposto.
Um beijo :)