Hoje decidi fazer um post sobre tourada! Pois é, este evento que todos na comunicação social definem como um espetaculo é para mim uma atrocidade, um acto irracional e desumano!
Decidi ver a definição de tourada na wikipédia e encontrei isto:
"A tourada é uma tradição presente nos países ibéricos e França, e em algumas das áreas por eles colonizadas (México e Brasil), que consiste da lida de touros bravos através de uma série de artes, a pé ou montado a cavalo. Presente em diferentes vestígios desde a antiguidade clássica, sendo conhecido o fresco da tourada no palácio de cnossos em Creta.
Em Portugal as touradas de morte foram proibidas no tempo do Marquês de Pombal ao mesmo tempo que a pena capital para os criminosos, por motivos do falecimento de figuras de relevo nestes espetáculos (o que ainda acontece em Espanha com alguma frequência).
Neste tipo de espetáculos impressiona a crueldade infligida ao touro. Contudo a própria natureza encarrega-se de dotar o mesmo com a vocação de investir. O que torna o touro numa autêntica máquima de morte (imaginem dois chifres a 35-40km/h com 450-650kg!, donde que a palavra de ordem para quem entra numa praça é: respeito.
A violência gratuita para com o animal não é apreciada pelos "aficionados", sendo o toureiro /matador especialmente vaiado nessas ocasiões."
Ora que novidade...claro qualquer tipo de violencia infligida, quer a uma pessoa, quer a um animal, seja qual for o nivel de crueldade, impressiona todas as pessoas minimamente conscientes acerca do que é desumano, errado, cruel, etc.
A Tourada é, na minha opinião, dos actos mais despresiveis e demonstradores da crueldade e egoismo presente no ser humano. Por essa razão, a única coisa que apercio na tourada é os forcados serem presenteados com uma "valente cornada" (desculpem a expressão) em qualquer parte do corpo! Também é cruel, claro, mas perfiro ver o ser racional a ser violentado pelo ser irracional, visto que este está a agir em legitima defesa!!
Acho o touro um animal imponente, masculo, perigoso, mas não vejo razão nenhuma para que esta prática continue a ser realizada nos nossos dias. E, deste modo, admiro as associações de defesa dos direitos dos animais, que diariamente lutam, com os meios que dispoem, contra esta e muitas outras atrocidades!
Beijos e Comentem!